sexta-feira, 24 de junho de 2011

Formação de Jogadores

Seixal
Alcochete
V.N de Gaia
          
     A Formação de jogadores de futebol em Portugal tem neste momento condições fantásticas, principalmente em 5 ou 6 clubes.
    FC Porto, SL Benfica, Sporting, Braga, V.Guimarães, Boavista,  têm por tradição grandes condições para os mais jovens evoluirem como profissionais de futebol. Quando falo em condições, estou-me a referir não só às condições fisícas (que agora evoluíram muito com a chegada das Academias) mas também às condições humanas.
    Nas páginas oficiais dos clubes agora também se faz referência aos mais jovens, e a constituição das equipas técnicas são constituidas por 10 a 14 pessoas, incluindo departamento médico e psicologo.
    Os chamados grandes, procuram sempre os melhores, e desde cedo começam a procurar pelo país jovens jogadores que possam integrar os seus planteis. Para tal têm ao seu dispor equipas técnicas só para caçar os melhores, e darem-lhes todas condições para que nada lhes falte na mudança de cidade e longe da familia.
    No Sp. de Braga, por exemplo, existe transporte gratuito para as deslocações dos jovens para os treinos, antigamente um miúdo de Barcelos jogava no Gil Vicente, agora já existem muitos que jogam no Braga devido à facilidade de deslocação e por verem no Sp. de Braga uma equipa muito perto dos grandes.
   A formação em Portugal neste momento está ao nível dos melhores, no entanto não consigo entender o baixo número de atletas que chega às equipas principais.
   O Sporting nos últimos anos tem sido a excepção à regra, talvez por falta de verbas o tivesse que fazer.
   Talvez agora com o Campeonato do Mundo de sub20 se volte a apostar no jogador português, foi aí que o Benfica contratou Fábio Coentrão ao Rio Ave.


Nos últimos anos sairam da formação (os mais conhecidos):


  
FC Porto - Postiga, Ricardo Carvalho, Bruno Vale, Paulo Machado, Ivanildo, Helder Barbosa, Hugo Almeida, Vieirinha, Ukra, Candeias, Rui Pedro, Rabiola, Tengarrinha, Castro, Ivo Pinto, Bura, Ventura, Pedro Moreira, Baldé, Diogo Viana, Chula, André Pinto.........


Neste momento o FC Porto tem Castro, Ukra e Candeias como possíveis jogadores para ficar.


SL Benfica - Maniche, hugo Leal, Jorge Ribeiro, Bruno Aguiar, Hélio Roque, João Pereira, João Vilela, Manuel Fernandes, João Coimbra, Rui Nereu, Bruno Costa, André Carvalhas, Ruben Lima, Romeu Ribeiro, Miguel Rosa, André Soares, David Simão, Nélson Oliveira, Mário Rui, Saná, Miguel Vítor, Roderick,  Coelho, Brandão, Abel, Hélio Vaz,.......


Neste momento o SL Benfica tem Roderick, Miguel Vítor, Nélson Oliveira, Miguel Rosa, David Simão, Ruben Pinto para ficar.


Sporting - Simão Sabrosa, Boa Morte, Caneira, R. Quaresma, Carlos Martins, Nani, Cristiano Ronaldo, Rui Patricio, Lourenço, Carriço, Pereirinha, Hugo Viana, Miguel Garcia, João Moutinho, Miguel Veloso, Varela, André Marques, Paíto, Beto, Rui Fonte, Djaló, André Santos, Paulo Renato, Saleiro, Fábio Paim, Salomão, Nuno Reis, Renato Santos, Wilson, .............

Neste momento o Sporting tem Rui Patricio, Carriço, Djaló, André Santos, Salomão, Saleiro.


      A equipa que faz mais a passagem para a equipa principal é o Sporting, nos últimos anos vendeu grandes jogadores.
      A vantagem desta aposta é grande para os jovens, porque torna-se mais fácil a passagem para equipas profissionais. Os jovens jogadores do Sporting são muito procurados por outras equipas, e até o Cercle Brugge da Bélgica tem 3 jogadores emprestados.
      No entanto todos os anos chegam a Portugal jogadores estrangeiros de baixa qualidade, e os portugueses estão a começar a ir para países como Roménia, Grécia, Chipre.
     As equipas B fazem todo o sentido em existir, por isso a minha ideia de a Liga Orangina ser dividida em dois grupos, o que possibilitava a entradas das equipas B. Os jovens jogadores podiam assim jogar num campeonato profissional e ser vistos com mais regularidade.
     Não chega as equipas, como o Benfica fez, de fazer uma apresentação dos jovens que vão fazer o estágio com grande festa e no fim serem ultrapassados por mais um brasileiro que chega.

Lista de Reforços Estrangeiros Falhados dos 3 Grandes nos últimos anos:

FC PORTO

Tomás Costa
Bruno Moraes
Leandro Lima
Prediguer
Stepanov
Farías
Valeri
Bolatti
Rentería
Luis Aguiar
Benitez
Pitbull
Kazmierczak
Lucas Mareque
Sonkaya
Ezequias


SL BENFICA


Felipe Menezes
Sidnei
Kardec
Weldon
Airton
Yebda
Zoro
Fredy Adu
Balboa
Fernandez
Halliche
Shaffer
Fellipe Bastos
Éder Luis
Marcel
Sepsi
Patric
Moretto
Binya
Júlio César
Keirrisson
Ed Carlos
Bergessio
Andrés Diaz
Karadas
Sretenovic
Karyaka
Fonseca
Diego Souza
Laurent Robert
Manduca
Everson

SPORTING


Pongolle
Stojkovic
Celsinho
Cristiano
Hildebrand
Purovic
Zapater
Torsiglieri
Angulo
Caicedo
Tiuí
Farnerud
Grimi
Marian Had
Pedro Silva
Gladstone
Alecsandro
Carlos Bueno
Koke
Labarthe
Manoel

Sem comentários:

Enviar um comentário