sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plantel Benfica 2011/2012

    O SL Benfica desta nova época vai ter muitas alterações, pelo menos parece, e vou tentar analisar as entradas e saídas, podendo ainda até Agosto alterar muita coisa.


Saídas: 
              Luis Filipe acabou contrato - não sei como permaneceu estas duas últimas épocas. Olhanense
              Nuno Gomes acabou contrato - devia ter sido mais utilizado, e podia perfeitamente acabar a carreira na Luz. SpBraga
             Airton emprestado ao Flamengo - má contratação, e não se percebe o regresso ao Brasil, só uma venda pode evitar este erro de casting.
             Sidnei emprestado ao Besiktas - má gestão de um bom activo, jogador jovem e com enorme potencial, deixaram desvalorizar e só uma grande época na Turquia pode ajudar a uma boa venda.
             Weldon para o Cluj - podia ter jogado mais, foi um pedido de Jesus e nesta segunda época práticamente não o utilizou, mais uma aposta errada vinda do Brasil.
             Filipe Meneses para o Botafogo - Tempo a mais no Benfica, péssima contratação, o exemplo de que em Portugal existe melhor.
             Kardec para o Santos - Devia ser emprestado a uma equipa portuguesa, tipo Guimarães, para poder jogar com regularidade e mostrar se vale a pena apostar de novo nele ou não. Em Portugal não existe melhor?
             Fernandez - Um argentino que chegou em Janeiro e pouco ou nada jogou. Não parece ser opção, mais um erro? Deve sair. Estudiantes
             Fábio Coentrão venda para o Real Madrid - ainda não está confirmado, mas é mais do que provável a sua venda. É o exemplo do futebol actual, comprar barato, fazer crescer e depois vender por milhões. Esteve quase a perder-se mais um talento, e só com Jesus se tornou grande profissional e jogador.
Pena que o Benfica não realize mais negócios destes, um por ano era o suficiente.

Dúvidas:  

              Roberto - Só existem três hipóteses, ou vendem e recuperam os 8,5 milhões, ou alugam e poupam no ordenado, ou então fica para lutar por um lugar na baliza. No entanto à semelhança de Moretto, guarda-redes que falha na Luz difícilmente recupera a confiança dos sócios. Dispensável. Saragoça
              Júlio César - Com a chegada de Artur não faz sentido ter dois brasileiros para a baliza. Dispensável. Granada
              Jardel - Não faz sentido um jogador comprado em Dezembro sair agora. Deve ficar no plantel.
              Miguel Vítor - Devia ser novamente emprestado, mas para jogar numa equipa mais ambiciosa e competitiva. Um Guimarães seria o ideal.
              Carole - Um defesa esquerdo jovem , com valor, mas que não parece suficiente para substituir Coentrão. Devia ficar como segunda opção. Sedan
              Cardozo - Um avançado irregular, que falha quando a equipa está em baixo, e marca quando a equipa está em alta. Está na hora de recuperar o investimento, e evitar mais assobios, precisa de ser vendido.
              César Peixoto - Nunca conseguiu convencer os sócios, mas para Jesus é importante em alguns jogos. Na minha opinião faz falta ter jogadores portugueses e experientes, e só por isso merece ficar, mas tem de fazer muito melhor.
              P. Aimar - Já não tem capacidade física para muitos jogos, mas tem uma qualidade técnica acima da média. O jogador ideal só para jogos de campeonato. Devia ficar pois transmite tranquilidade à equipa nos jogos em casa.
            Saviola - Depende das contratações e do número exagerado de estrangeiros. Devia ficar, mesmo ficando muito jogos como suplente, a sair só por uma boa oferta. Faz falta jogadores como Saviola ao campeonato.
              Jara - Uma incógnita. Granada

Permanências:

 Luisão, Maxi, Roderick (Servette), Javi, Carlos Martins (Granada), Gaitán, Rúben Amorim,

Emprestados: 

Fábio Faria - Devia ficar no plantel caso Roderick (no Mundial sub20) seja emprestado. Fez falta na última época para a lateral direita. P.Ferreira
Nélson Oliveira - Vai ficar no plantel e deve ser aposta de futuro, chega depois do Mundial sub20.
David Simão - Vai ficar no plantel e merece oportunidade para jogar, preferível ter um jogador da casa a ter um Felipe Meneses.
Shaffer - Péssima aposta, dispensável. U.Leiria
Balboa - Dispensável, mais um erro. Beira Mar
Urreta - Devia ter ficado na última época, vai ser útil para Jorge Jesus poder ter alternativa nos flancos. V.Guimarães


Yartey - Para emprestar novamente. - Servette
Rodrigo - Chega tarde, devido à selecção, vai ter dificuldades em entrar na equipa. Deve ficar até Dezembro e depois avaliar o seu rendimento.
Oblak - para emprestar. U.Leiria
André Carvalhas - para emprestar a equipa da Liga principal. Trofense
Miguel Rosa - para emprestar a equipa da Liga principal. Belenenses

Contratações:

Bruno César (Brasil ex Corinthians) - médio ofensivo
Matic (Sérvia ex Vitesse) - Médio
Nolito (Espanha ex Barcelona B) - extremo esquerdo
Rodrigo Mora (Uruguai - ex Defensor) - avançado
Daniel Wass (Dinamarca - ex Brondby) - defesa direito
Artur (Brasil ex Sp Braga) - guarda-redes
Enzo Pérez (Argentina ex Estudiantes) - extremo direito
Nuno Coelho (Portugal ex Académica) - médio Beira Mar
Lorenzo Melgarejo (Paraguai - ex Independiente) - avançado para emprestar P.Ferreira
André Almeida (Portugal ex Belenenses) - para emprestar U.Leiria
Léo Kanu (Brasil - ex Cruzeiro) - para emprestar Belenenses

    Um Benfica com muitas alterações, muitas dúvidas, muitas contratações, e só no final da pré-época Jorge Jesus vai decidir quais são os 27 que ficam. Ainda falta o defesa-esquerdo para o lugar de Coentrão, fala-se em Ansaldi (Argentino)

 
e mais um central talvez Garay (Argentino) ou Dedé (Brasileiro).
Também de salientar a contratação de alguns jovens para emprestar, falta saber se vão ser apostas de futuro ou apenas para andarem sempre emprestados.
    Se alguma destas contratações falhar, como no passado, voltamos a ter um Benfica à deriva como num passado recente, em que entravam sempre mais de 10 jogadores por época.

Sem comentários:

Enviar um comentário