terça-feira, 21 de junho de 2011

Villas Boas no Chelsea

                        

    Villas Boas no Chelsea, desta transferência ninguém estava à espera. Cada vez gosto mais deste período de transferências, as surpresas estão sempre onde menos se esperam.
    Na última semana referi aqui, que o FC Porto era a equipa mais segura do mercado, até estava a passar ao lado da confusão do mercado, em comparação com os seus rivais.
    No entanto e nada o fazendo prever, até porque 15 milhões era o valor a pagar para Villas Boas sair, aparece o Chelsea e paga a o valor e leva consigo o treinador mais jovem a ganhar a Liga Europa.
    Villas Boas disse sempre que estava onde sempre sonhou estar, o FC Porto, e onde queria estar, pois só tinha começado à pouco mais de um ano a carreira de treinador principal na Académica de Coimbra. Chegou rápido ao lugar desejado e do seu coração, e ali no FC Porto procuraria ganhar os alicerces necessários para mais altos voos (estrangeiro). No entanto o ano foi de sucesso atrás de sucesso e com uma qualidade de jogo ao nível dos melhores do mundo.
    Perfeitamente normal o seu nome a ser falado no estrangeiro, Inter e Chelsea, com o "russo" a ganhar a corrida ao italiano.
    Uma proposta irrecusável, para um clube que já conhece (fez parte da equipa de Mourinho), para uma cidade fantástica e um campeonato espectacular, acho que ninguém recusava trocar o campeonato português pelo campeonato inglês. Em Portugal ganhou tudo, acabou um campeonato sem derrotas, e ainda deu para ganhar duas vezes na Luz.
    Só tenho pena é de não ver o confronto Villas Boas - Guardiola no Monaco, e como seria o percurso do FC Poro na Liga dos Campeões com ele, porque o campeonato com ou sem derrotas ia conseguir ganhar.
    As comparações com Mourinho vão continuar, devido às semelhanças de percurso, mas acho que Villas Boas é muito diferente de Mourinho na forma como fala nas conferências de imprensa e isso os ingleses vão perceber cedo. A vantagem de já ter estado no Chelsea e de ter observado muitos jogos do cmpeonato inglês, faz com que seja normal a sua rápida adaptação e seja um voltar a uma casa bem conhecida.
    Não se admirem se no final da época o virem a levantar a Taça da Liga dos Campeões, ou o campeonato inglês.
    Estávamos habituados a ver treinadores estrangeiros a dominar os grandes da europa, incluindo os grandes portugueses, e agora temos 2 portugueses no estrangeiro (Chelsea e Real Madrid) e 3 portugueses nos três grandes de Portugal.
    Quanto a jogadores, Villas Boas vai levar Falcão , 30 milhões por um avançado desta qualidade não me parece muito, Chelsea, Real Madrid, Inter, Milão,.... está ao alcance de qualquer um deles. Quanto a Moutinho acho pouco provável pagarem 40 milhões, mas que encaixava muito bem no Chelsea não existem dúvidas. Moutinho faz no Porto e na Selecção o que Xavi faz no Barcelona e na Selecção de Espanha, perfeito para uma dinâmica idêntica à de Guardiola.

   Boa Sorte para esta aventura, num estádio que já tive o prazer de entrar e ver o Mourinho a festejar o primeiro campeonato.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário