terça-feira, 5 de julho de 2011

Os 3 Grandes

   O Benfica é neste momento dos 3 grandes o que parece mais fragilizado em termos defensivos, neste momento só tem Jardel e Maxi da equipa passada, pois Luisão só chega em Agosto, Coentrão foi vendido, e Roderick vai ao Mundial Sub20. Chegou apenas Wass, espera-se por mais defesas, algo que preocupa Jesus, pois teve de levar para estágio Miguel Vítor (para emprestar) e Roderick (na Selecção).
     Chegaram muitos jogadores para a frente, mas em termos defensivos estão muito demoradas as contratações, sabendo-se de antemão que Coentrão ia sair, Luisão ia à Copa América, Roderick ia ao Mundial sub20, algo está a falhar para preparar a entrada na Liga dos Campeões.
    Adivinha-se uma adaptação para o primeiro jogo oficial, talvez Javi ou Matic a central.
    Alguns jogadores contratados já foram emprestados, como Melgarejo e Léo Kanu, e das jovens apostas só devem ficar Nélson Oliveira e David Simão. Muitos jogadores para as mesmas posições, muitos estrangeiros e ainda muitas dúvidas para quem quer entrar a ganhar, e o estágio (que parece mais uma captação de jogadores) na Suíça já começou.
    Não é uma questão de pessimismo, como alguns cronistas benfiquistas chamam a este tipo de análise, é só o relembrar do passado recente do Benfica, que uma má organização da equipa levou sempre a derrotas no início da época.


   Fábio Coentrão foi vendido por 30 milhões, porque o Benfica quer Garay, logo o valor vai baixar. Este anúncio da venda por 30 milhões, é diferente se for apresentado 25 milhões mais Garay. Uma questão de marketing, porque Garay faz mais falta ao Benfica do que Coentrão ao R.Madrid, e para o lugar de defesa esquerdo vão ter que gastar mais alguns euros, logo ainda vão ter que retirar mais aos 30 milhões.
Portanto:         Coentrão =  30 - Garay - Defesa esquerdo = ?euros

    Estes erros, de planificação da defesa, vão sair caros no futuro próximo, e as desculpas do mau início de campeonato evitam-se. Só mesmo com a chegada rápida de grandes jogadores para a defesa o Benfica pode ganhar estabilidade.

      O FCPorto depois da agitada saida de Villas Boas, colocou um tampão e a confusão só durou uma semana. Já ninguém fala do problema da saída, mas da solução Vitor Pereira, algo que no Porto se consegue com alguma facilidade.


A equipa ainda está praticamente igual, não saíu nenhum jogador, e só entraram 5, e 3 chegam da Madeira. A única saída prevista será a de Falcão, por ter uma clausula baixa, e mais algum jogador fora dos habituais titulares, por isso vamos ter um FC Porto estável e confiante.
    A única dúvida será mesmo o treinador, já que a equipa será práticamente a mesma.

     O Sporting continua no mercado, e já contratou 12 estrangeiros, alguns conhecidos e experientes e outros como futuras surpresas e futuras revelações. Fica meia equipa da época passada, e chega meia nova, portanto muito trabalho para Domingos na pré-época.
   Tenho de salientar a rapidez com que o Sporting contratou jogadores e formou um plantel, com opções para todas as posições, algo que o Benfica ainda não conseguiu fazer.
    Aqui só tenho pena a aposta só em estrangeiros, e não ficar Salomão pela sua irreverência e juventude e Pedro Mendes pela qualidade de jogo e experiência.


    Parece que estou sempre a criticar a chegada de estrangeiros, mas apenas critico o excesso, porque para chegar uma jovem promessa de 19anos sul-americana, uma jovem promessa portuguesa tem de sair (Salomão), e estamos sempre a desperdiçar o que é nosso para dar oportunidade aos outros. Neste momento se o Salomão fosse Argentino as equipas portuguesas estavam lá para o contratar,esta é que é a verdade.
    Na próxima época caso o Sporting fique em terceiro novamente vou ver quantos destes jogadores vão ficar em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário