sábado, 11 de junho de 2011

Evolução do Futebol

     
     O Futebol registou uma enorme evolução desde que começou a ser jogado profissionalmente.


     A minha pergunta é: Será que o Futebol ainda tem margem para evoluir mais ou vai parar por aqui?

A evolução tem sido ao nível do jogo, dos jogadores, das instalações, do treino, dos treinadores, das receitas, dos campeonatos, dos empresários, das novas tecnologias, dos meios de informação, da medicina, etc.
A minha opinião é que o Futebol ainda tem muita margem de progressão a todos os níveis.



      O Futebol começou na Inglaterra em 1863, a ser jogado com regras, e com o aparecimento de equipas, e os primeiros torneios e jogos. Daqui atravessou fronteiras e em 1904 é fundada a FIFA. Passou por duas Grandes Guerras Mundiais, que o fizeram parar, e depois foi sempre a evoluir.


     Se pensarmos que hoje estamos no ano 2011, e o futebol começou a ter uma evolução e uma adoração nos anos de 1900 (1910-20-30-40-50-60-70-80-90) até 2000, então o futebol ainda é muito novinho.
     Portanto passaram-se muitos anos depois de Cristo sem existir o Futebol, e só nos últimos 100 anos ele começou a crescer e a revelar talentos, muitos poucos anos em relação aos anos do Planeta Terra. Fazendo este paralelismo de idades, estamos a falar de um bebé que começou agora a aprender a falar.
Por isso, falar agora de jogadores e jogos antigos (como Eusébio, e o 5-3 de Portugal no Mundial de 66) ainda se consegue de uma forma apaixonante e com saudade.


     Imagine agora no ano 3011 o que dirão de Maradona, Messi ou Cristiano Ronaldo? Será que vai ser como falar de algo que aconteceu em 1011, alguém se lembra de alguma coisa?
     No Futebol ficam os melhores para sempre, memórias de grandes vitórias e o passado muito recente (últimos jogos), porque um campeonato de 1997, assim de repente, são muito poucos os que se lembram de quem jogava na equipa que ganhou o Campeonato Português.


     Com este blog pretendo essencialmente fazer a análise da actualidade do futebol, principalmente em Portugal, mas sem esquecer o passado.
       

Sem comentários:

Enviar um comentário