segunda-feira, 18 de julho de 2011

Benfica Não Pára nas Contratações

       O Benfica este ano está sempre a ser noticia desde que começou a nova época o que não permite grande tranquilidade a Jorge Jesus de trabalhar o plantel, que ainda não está formado.
       Já se sabe que o adversário na eliminatória da Champions é o Tranbzonspor da Turquia, uma equipa fácil mas que vai se tornar dificil devido à lentidão do Benfica em definir e fechar o plantel. Já se viu nestes últimos jogos que existem boas soluções para o meio e ataque, e que devido ao excesso de estrangeiros alguns vão ter de sair mesmo antes de jogar oficialmente pelo Benfica.
      Os próximos a serem apresentados são Eduardo, Emerson e Capdevila, mais um guarda-redes e dois defesas esquerdos um do Lille e outro muito experiente do Villareal.

  

        A minha pergunta é porquê tantos guarda-redes contratados em dois anos, chegou Júlio César, depois Roberto como grande aposta, este ano chegou Artur, chega Mika como aposta de futuro, e agora Eduardo. O erro parece ter sido não ir comprar Eduardo ao Braga, se era este o preferido para a baliza, e assim pagava a um clube português e não dava 8,5 milhões ao At.Madrid, por um guarda-redes que falhou nos momentos decisivos. O problema em Portugal parece ser mesmo este, ainda existem dificuldades em negociar jogadores entre equipas portuguesas, preferindo-se por vezes pagar mais por jogadores de outros campeonatos, a excepção foi a venda de Moutinho do Sporting para o FCPorto.
        Devido também ao excesso de estrangeiros, o Benfica viu-se "obrigado" a  contratar Eduardo, que na minha opinião tem todas as capacidades para estar num grande e discutir a baliza com Artur, no entanto pode correr o risco de ficar a suplente e perder o lugar na baliza da Selecção, mas neste momento nada melhor que o Benfica para provar que o Mundial não foi mero acaso e os erros do último ano serviram de lição.
        Com tantos estrangeiros, o Benfica decidiu começar as dispensas pela baliza, Júlio César (Brasil) e Roberto (Espanha) são os primeiros a sair, faltando saber para onde vai o brasileiro e o espanhol parece que vai regressar ao Saragaça por empréstimo. A baliza do Benfica fica com dois ex titulares do Braga, e um jovem com grande margem de progressão que é uma pena ficar parado mas que pode aprender muito com os seus concorrentes. Pode ser  que este ano o Benfica consiga ter uma luta na baliza como quando tinha Neno e Silvino, dois bons jogadores.
       
       Para defesa esquerdo os erros nas contratações foram sendo esquecidos pela presença de Fábio Coentrão, e nem Shaffer, César Peixoto e Carole foram apostas seguras. O argentino foi sem dúvida a pior compra, Peixoto entrou na Luz em curva descendente com excepção de alguns jogos bem conseguidos, e Carole (na Selecção sub20) é uma aposta de futuro mas que neste momento parece ser para emprestar. E como não existe mais nenhum no plantel, compraram Emerson e Capdevila, o primeiro um brasileiro com força mas mais defensivo e o segundo um jogador experiente (33anos) do campeonato espanhol e da Selecção e que pode fazer uma boa dupla com Nolito, faltando saber da sua condição fisica.
        Estas contratações chegam algo tarde, e não se percebe a demora, pois Coentrão já se sabia que ia sair, Peixoto não era opção e Carole ia faltar ao estágio.

       A defesa continua a ser formada aos poucos e perde-se tempo no trabalho diário, e na possibilidade de errar. A eliminação do Brasil e Argentina da Copa América foi uma boa noticia, porque Luisão e Garay já podem começar o trabalho na Luz, falta saber em que condições fisicas e se conseguem jogar contra os turcos. Já Maxi Pereira vai continuar na Selecção do Uruguai, para frustação de Jesus, porque o dinamarquês contratado parece não o convencer. Acho muito cedo exigir a um jovem que chega do Brondby que seja já um titular indiscutivel da equipa, e este é um problema do Benfica, não dar tempo aos jogadores contratados para se adaptarem. Antigamente quando se contratava um jogador era para fazer parte do plantel, agora contrata-se 10-15 jogadores e no fim ficam 8-10 e os outros são emprestados. Lembram-se das contratações dos últimos 2 anos:
Patric, Shaffer, Felipe Menezes, Kardec, Airton, Fernandez, Roberto, Júlio César, Peixoto, Sidnei, Urreta, que sairam e/ou vão sair.
Este ano já saíram  Léo Kanu e Melgarejo, que foram contratados, e ainda se diz que Mora e Wass devem sair também.

PORQUÊ CONTRATAR PARA DEPOIS DISPENSAR?

Não se está a perder tempo em observações nos estágios, quando deviam existir certezas antes de ir para a Suíça? Porquê que não levam 4 ou 5 jogadores da formação como e muito bem fez o Sporting.
Lembram-se do Patric (defesa-direito) o ano passado no estágio, não era mais produtivo dar oportunidade a um jogador da formação do que a um estrangeiro sem qualidade.


Patric
 Este filme repete-se todos os anos, e a chegada destes desconhecidos parece-me ser mais uma forma de alguém ganhar dinheiro nas viagens do que o interesse do clube.

Este ano dos reforços destaco:
Nolito, parece-me que vai ser um bom substituto de Di Maria;
Witsel, o tipico jogador que faz qualquer equipa trabalhar, e que fez falta o ano passado. Acho mais parecido com Tiago (At.Madrid) do que com Rui Costa.
Garay, um central com experiência do futebol europeu e adaptado a grandes jogos.

Dos outros, Bruno César e Enzo Perez vão demorar na adaptação ao futebol europeu, e não se admirem se o brasileiro ficar a maioria da época no banco. Matic e Nuno Coelho parecem bons suplentes para Javi.

Dos regressos, Urreta merece ficar e não ser novamente emprestado, David Simão devia ser aposta e evitava-se a chegada de Bruno César, parece-me, e Nélson Oliveira tem a dificil tarefa de esquecer Nuno Gomes, e pena não ter já Rodrigo (Mundial Sub20) porque parece ser um bom jogador e tenho curiosidade em ver jogar no nosso campeonato.

Mas o plantel deve ser, com mais um ou outro jogador:

GR: Mika, Artur, Eduardo
Defesa: Maxi, Wass, Luisão, Garay, Jardel, Miguel Vítor, Emerson, Capdevila
Médios: Javi, Matic, Ruben Amorim, Carlos Martins, Witsel, Nuno Coelho, Aimar, Bruno César, David Simão
Extremos: Nolito, Enzo, Urreta, Gaitan
Avançados: Saviola, Cardozo, Jara, Rodrigo, Nélson

Posso estar enganado, mas o tempo que o Benfica está a perder para trabalhar a equipa (como está a fazer o Sporting), pode dar um entrada igual à da época passada, que é fazer os jogos de pré-época no campeonato, isto é, os erros que agora são desculpáveis e rápidamente esquecidos nos jogos oficiais ficam para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário