segunda-feira, 15 de agosto de 2011

1ª Jornada

       O Campeonato Português começou com uma jornada de muitos empates e poucos golos, onde as únicas equipas a ganhar os 3 pontos foram o FCPorto, V.Setúbal e Académica algo pouco normal pois em anos anteriores as equipas jogaram mais ao ataque originando mais golos e jogos menos defensivos.

      Em Barcelos o Benfica escorregou ao empatar 2-2 contra o Gil Vicente, uma surpresa e das grandes pois o Benfica vinha a crescer e a jogar bem, o Gil Vicente apesar de jogar em casa subiu este ano e entrou em campo praticamente com uma equipa que nunca tinha jogado no principal escalão. A estes factores ainda se juntou a vantagem cedo alcançada por 0-2 com golos de Nolito e Saviola, fruto do nervosismo do Gil e de o estádio estar quase cheio de adeptos benfiquistas. No entanto os jogadores com a vantagem de dois golos começaram cedo a relaxar para o jogo com o Twente e a dar muitos espaços aos gilistas que nunca perdendo a esperança conseguiram chegar ao empate.
       Muitos erros tácticos de Jorge Jesus, excesso de confiança e começou cedo demais a preocupar-se com a Champions. Uma equipa onde a ausência de Luisão, Maxi e Cardozo se fizeram sentir em demasia, principalmente os defesas, pois Jardel mostrou que não tem lugar nem no banco de suplentes, R. Amorim fez a pior exibição de sempre e com culpas nos golos e Jara jogou até ao fim sem o justificar, mostrando que é dispensável.
      Jorge Jesus a ver a equipa a dar muitos espaços no meio campo, sem pressão, e a ver o resultado a chegar aos 1-2 nada fez para alterar o jogo, entrou Witsel porque Aimar se lesionou e a equipa continou adormecida na vantagem minima. Continuou Jara em campo a demonstrar que não tem qualidades para actuar em Portugal, o Gil Vicente a acreditar que era possível empatar, Gaitan a sair para entrar o reforço Enzo P. que mostrou que não é extremo como Salvio e muito lento para jogar contra equipas fechadas e aguerridas.
      Com o empate de Laionel, um grande golo, Jorge Jesus ficou conformado com o empate, primeiro não defendeu a vantagem de 1-2 e depois não fez nada para ganhar por 2-3, tinha Mora e mesmo Matic para ponta de lança para ganhar altura, e desistiu do jogo não fazendo a terceira substituição. Foi essa ideia com que fiquei no estádio, um treinador a desistir do jogo e Paulo Alves a tentar ganhar.
      Já elogiei Jorge Jesus como tendo mérito a formar uma equipa em pouco tempo, com tantos jogadores na pré época mas neste jogo falhou tácticamente e psicológicamente, não enviou mensagens de força para o relvado mostrando passividade.
      De destacar os jogadores do Gil Vicente que foram persistentes e jogaram como equipa, sempre a ajudar o colectivo, de onde destaco Hugo Vieira como a estrela da equipa e a chegar ao fim esgotado por ter trabalhado muito para ganhar o jogo. Este jogador que alinhava ainda à pouco na terceira divisão merece uma oportunidade de Paulo Bento, nem que seja na pré-convocatória.

      Os outros jogos o Sporting de Braga empatou 0-0 em Vila do Conde, um resultado esperado face às dificuldades de jogar naquele estádio, e que qualquer uma das equipas podia vencer. De destacar a estreia de Nuno Gomes com a camisola do Braga.
     O Sporting empatou a casa com o Olhanense, e a onde Domingos colocou um meio campo pouco criativo com Rianaudo, Schaars e André Santos, e só Djaló, Jeffren e Postiga na frente, muito pouco para atacar uma equipa fechada e mais dificil ficou com o resultado em 0-1. No entanto percebo este meio campo mais compacto e mais musculado, devido às fragilidades defensivas da equipa nomeadamente na zona central e no lado de Evaldo que ainda não convenceu os Sportinguistas. Para jogar com este médios precisava de ter atacantes mais explosivos e menos espectantes, e principalmente mais concretizadores como Falcão no Porto. Muito trabalho para Domingos para acertar no melhor onze contra equipas mais fechadas, e só tem de ver onde errou por não ter conseguido vencer este jogo e não onde o árbitro errou.
     De salientar um golo mal anulado ao Sporting, que originou muitas críticas no final, pois são as vitórias nos primeiros jogos que dão estabilidade e confiança às equipas e adeptos, pois uma série de resultados negativos no início podem originar a uma maior intranquilidade para o futuro. No entanto nunca nenhum clube faz a estatística dos benefícios e dos prejuízos no final do campeonato nem mesmo no final dos jogos, mas acho que deviam principalmente das jogadas objectivamente mal julgadas pelos árbitros. E estou certo que para além do erro ao anular o golo ao Sporting, existiram mais erros que tiveram influencia no decorrer do jogo.
     Por vezes diz-se que o árbitro teve influencia directa no resultado final, quando erra ao anular mal um golo, mas um árbitro sempre que erra durante um jogo está a ter sempre influência no resultado, e o directamente ou indirectamente não faz sentido nenhum em dizer-se, errou logo teve influência.

    O FCPorto entrou a vencer 0-1 em Guimarães, com um penalty duvidoso, exactamente como na época passada na Naval. O Porto costuma sentir sempre dificulades no primeiro jogo, mas este ano tinha um teste muito dificil e onde não costuma ganhar muitas vezes, desta vez ganhou em Guimarães e aguentou as dificulades do próprio jogo.
   Em relação ao penalty os árbitros nem sempre marcam estes lances, principalmente dentro da área, e uma coisa tenho a certeza que é se este lance tive-se sido no Dragão contra o FCPorto com o resultado em 0-0 ele nunca tinha sido assinalado. E esta falta de coragem ou segurança que os árbitros em Portugal sentem ou não sentem que me incomoda ao ver futebol, que é contra os grandes ficam com mais receio de errar e do barulho que vão ouvir no fim do jogo. Isto também acontece em jogos internacionais, que é mais fácil marcar contra um pequeno do que contra um grande, são os reflexos da nossa sociedade que é sempre mais fácil condenar uma pessoa de classe média do que uma pessoa com muito poder financeiro.
    O FCPorto ainda com Hulk longe da sua melhor forma, entrou com um meio campo compacto com Souza, Guarín e Moutinho, e Varela, Hulk e Kléber na frente, faltando ainda Falcão na equipa titular e que pode estar de saída. Esta equipa continua a defender bem, mas acho que com menos poder no ataque, talvez as vitórias consigam dar a tranquilidade necessária para atingir os níveis passados, no entanto caso surjam derrotas não sei como vão reagir, é uma dúvida minha em relação a este FCPorto. Este jogo o empate seria o mais justo, mas o Guimarães não conseguiu ser uma equipa eficaz e com a confiança suficiente para perder a vergonha e o respeito ao Campeão.
  
    Nos restantes jogos nada de relevante a assinalar, com muito equilibrio em todos os jogos, com equipas muito parecidas e que acabou com muitos empates e três deles com 0-0. Neste momento não consigo ver uma equipa surpresa, podendo qualquer uma ganhar ou perder com as outras.

   O Campeonato arrancou e as contratações continuam, com mais dois jogadores estrangeiros para o FCPorto, mais dois para o SpBraga e mais dois para o Gil Vicente, entre outras novidades. De salientar, se não me engano, que já ultrapassamos o número 100 em novos jogadores estrangeiros a chegar ao nosso campeonato, mesmo que muitos deles ainda sejam dispensados até final de Agosto. Não percebo como em 16 equipas se contrate tantos estrangeiros, e este número é só em relação aos que nunca jogaram no nosso campeonato, faltam os outros que permanecem em Portugal.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário