segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FCPorto e Sporting Perdem

      Os jogos de preparação estão a chegar ao fim, e no próximo fim de semana já se realiza o jogo da Supertaça entre FCPorto e V.Guimarães.
      O FCPorto perdeu na Suíça contra o Lyon por 2-1, um jogo que só vi o resumo, mas parece que fez um bom jogo apesar da derrota. Numa equipa onde ninguém sai, e entra um bom jogador Kléber e no futuro Iturbe, Danilo, James (nos Sub20) e faltando só Falcão para a máquina voltar a funcionar na perfeição, só são esperados bons resultados para os jogos oficiais.
      No jogo contra o V.Guimarães, que ainda não convenceu os adeptos, uma vitória (esperada) servirá para tranquilizar os mais cépticos em relação ao novo técnico e até o próprio, no entanto uma derrota na Supertaça iria provocar instabilidade em todos os sectores da estrutura da equipa portista, vamos esperar para ver.
    
    O Sporting realizou o jogo de apresentação frente ao Valência e perdeu por 0-3, de forma algo surpreendente face aos outros jogos realizados. Este jogo deve ser encarado como um aviso para os jogos do campeonato em Alvalade, com as equipas a apostarem no contra-ataque rápido face a uma defesa lenta do Sporting, que foi o que aconteceu contra os espanhóis. A defesa do Sporting, principalmente os centrais, é demasiado lenta e falha muito na antecipação, e demostra pouca agrssividade no ataque aos avançados contrários, uma opinião que aqui já tinha escrito em relação aos centrais. Não adianta ter um meio campo forte e combativo quando os centrais falham, e aqui penso que o Sporting ainda vai a tempo de corrigir esta deficiência, um jogador tipo Garay ou Rolando seria o ideal para jogar ao lado de Rodriguez.
    Nas laterais a aposta em dois espanhóis, Capel e Jeffrén, só veio provar que Salomão até fazia falta à equipa, que até tem sido muito elogiado no Deportivo e vamos ver se num futuro não estará a jogar num rival como aconteceu com Simão ou Quaresma.
    Vamos esperar para ver se a equipa aguenta a pressão de jogar em Alvalade, e se sabe jogar em Alvalade, porque uma das vantagens de uma equipa que quer ganhar o campeonato é o de saber jogar em casa e fazer disso uma mais valia e não o contrário ou seja um ponto fraco. O público dos grandes em casa torna sempre o ambiente desfavorável aos adversários quando a equipa ganha, exemplo do estádio do Dragão, mas quando a equipa não transmite confiança e ambição o ambiente fica desfavorável principalmente em Alvalade, os novos jogadores vão ter este teste no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário