quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Campeonato começa Sexta

          O Campeonato começa já esta sexta-feira em Barcelos com um Gil Vicente-SLBenfica, e com um estádio cheio.



          Nesta última semana começaram os jogos oficiais, com o FC Porto a ganhar mais uma Supertaça frente ao V.Guimarães por 2-1 em Aveiro. As novidades na equipa dos portistas foi a aposta em Souza, R.Micael e Kléber, também pela chegada tardia de Guarin e Falcão que ficaram no banco, e a equipa ainda longe da qualidade da época passada conseguiu ser eficaz, competente e experiente para saber ganhar o jogo. Ainda com alguns jogadores à procura da sua melhor forma, a equipa conseguiu estar unida para superar algumas fragilidades, e gerir uma vantagem na segunda parte sem arriscar muito. Os golos de Rolando em momentos importantes do jogo, um no inicio e outro depois do empate, transmitiram segurança e calma à equipa, mas para ganhar em Guimarães para a primeira jornada do Campeonato é preciso mais e espera-se um jogo mais exigente do que este, principalmente por ser no terreno do adversário.
          Quanto ao Guimarães, notei ainda uma equipa em construção, com fragilidades na defesa e alguma falta de criatividade no ataque. Depois de um jogo intenso para a Liga Europa, que fez cançar alguns jogadores, esperava-se maior rigor defensivo. Talvez com a presença de Pedro Mendes a equipa se sinta mais segura, e consiga surgir no ataque com maior rigor e com menos correrias individuais e com mais jogadas colectivas. A equipa conseguiu reagir bem ao primeiro golo, empatou, mas chegar ao intervalo novamente em desvantagem desmoralizou a equipa e só com a entrada de Pedro Mendes conseguiu ir à procura de novo empate, algo tardia a substituição.
          Existe um jogador no V.Guimarães, que em alguns jogos adoro ver jogar e acho espectacular as suas jogadas, no entanto noutros jogos detesto e penso como é possível que seja titular, e esse jogador é Targino. Acho que a sua irregularidade não o tem deixado ir mais longe e nunca vai ser jogador para equipas mais exigentes, porque consegue por vezes fazer jogadas e golos excelentes e empolgar os adeptos, mas no jogo a seguir faz correrias desnecessárias com a bola, controla mal o tempo de levar e passar a bola, faz maus passes e parece um jogador banal. Targino é o jogador ideal para equipas que jogam constantemente em contra ataque, e nunca para uma equipa  grande que joga com posse de bola e ataque em construção.
         O FCPorto acabou por ser um justo vencedor e manter a sua estabilidade vencedora, que lhe permite entrar no campeonato sem desconfiança por parte dos adeptos.

        O Benfica depois de passar a eliminatória da Liga dos Campeões com boas exibições, e ganhar o respeito da opinião pública e dos seus adeptos, prepara-se para vencer em Barcelos e depois ultrapassar o Twente para entrar na fase de grupos da Champions. Jorge Jesus conseguiu equilibrar a equipa com a chegada dos defesas, principalmente Emerson e Garay, depois apostou na continuidade e foi introduzindo aos poucos os novos reforços de onde destaco Nolito e Witsel como boas contratações.


 Com este equilibrio o Benfica conseguiu tranquilizar os adeptos e a acabar com a apreensão em nova má entrada nos jogos, a que eu próprio pensei que ia suceder com tantas indefinições na pré-época, mas que Jorge Jesus com grande mérito conseguiu dar a volta.
        No entanto ainda existem muitos jogadores que podem vir a ser dispensados, dado o elevado número de jogadores actualmente no plantel, e fala-se ainda na possível contratação de um avançado da Lázio de Itália, vamos ver quem vai sair. Só tenho pena que o número de jogadores portugueses na equipa principal e mesmo no plantel seja escasso, e as poucas oportunidades que David Simão tem tido nos jogos particulares.

       O Sporting acabou a pré-época com muitos golos sofridos e algumas derrotas, o que originou por acabar com o clima de euforia e optimismo que se estava a instalar nos adeptos de alvalade. Perfeitamente normal e até muito bom ter acontecido estes resultados negativos antes dos jogos oficiais, pois obriga a um maior trabalho e concentração nos jogadores e equipa técnica e faz com que o excesso de confiança dê lugar a uma maior humildade e empenho. O Sporting tem bons jogadores e vai fazer um campeonato bom na luta pelo primeiro lugar, mas neste momento têm de ser realistas e entrar nos jogos para ganhar e só para ganhar, e não pensarem nas exibições individuais ou colectivas, pois só as vitórias podem dar tranquilidade a uma equipa com tantos jogadores novos. A única falha que existe neste Sporting são os defesas centrais e descobrir quem vai ser o jogador ou jogadores criativos que vão desiquilibrar os jogos mais fechados. Um defesa central acima da média era exigido nesta equipa, tal como se apostou fortemente no ataque com a chegada de dois espanhóis, era preciso apostar também na defesa como faz Porto e Benfica.
Jeffrén

Capel
        No meio campo Domingos não pode ter dois jogadores defensivos, como Rinaudo e Schaars, e só um, para depois ter mais criatividade no meio e na frente, mas vamos esperar pelo primeiro jogo em que a vitória vale mais do que a exibição.

Sem comentários:

Enviar um comentário