sábado, 20 de agosto de 2011

2ª Jornada

       Começou ontem a segunda jornada com um FCPorto 3 Gil Vicente 1, um jogo bastante interessante que assisti principalmente pela qualidade e risco assumido dos Gilistas no Dragão, pena que um melhor árbitro não estivesse presente.
      Todos os intervenientes sabem da importância de ganhar os primeiros jogos do campeonato, primeiro porque transmite segurança à equipa, depois porque não existe discussão dos adeptos e comunicação social, permite também ganhar vantagem pontual caso os adversários percam pontos, retira pressão e dá tempo para organizar e equilibrar melhor a equipa.
      O Porto ontem foi claramente empurrado para a vitória, num jogo em que estava em dificuldades e na pior exibição que vi nos últimos anos. O Gil Vicente como equipa que acaba de subir, com apenas 3 novos jogadores no onze, e apenas Laionel com experiência de Primeira Liga, entrou no Dragão para ganhar e com vontade para arriscar e atrapalhar a vida dos portistas. Conseguiu marcar cedo num penalty indiscutível e em que o árbitro não cumpriu as leis do jogo ao não mostrar o vermelho a Otamendi. Como adepto de futebol cada vez mais fico revoltado com estas injustiças que se fazem ás equipas pequenas nos jogos com os grandes em Portugal, principalmente com decisões intencionais para beneficiar, como foi o caso.
     Um árbitro que mostra cartão amarelo em vez de vermelho quando um jogador vai sózinho e é rasteirado não é um erro, não deu o vermelho porque era um jogador do FCPorto e caso fosse ao contrário de certeza que mostrava vermelho aos Gilistas. Estas decisões é que deviam ser explicadas e responsabilizadas pela Liga de Clubes, porque um fora de jogo mal assinalado é um erro devido à dificuldade por vezes em analisar tal jogadas, mas a opção de não querer cumprir uma lei que é dar vermelho quando um jogador está sózinho em frente ao guarda-redes não é erro mas sim o querer beneficiar uma equipa que era o FCPorto.
     Nestes jogos é que se ganham campeonatos, porque quem perde pontos em casa contra equipas teóricamente mais fracas dificilmente consegue acabar em primeiro, e o FCPorto já tem duas grandes penalidades que na minha opinião se fossem contra não eram assinaladas, e que deram a volta a dois jogos que estavam claramente a correr mal aos portistas, e já têm 6 pontos que podiam neste momento ser 2.
    Voltando ao jogo de ontem o Gil Vicente merece o destaque deste inicio de campeonato, conseguiu empatar com o SLBenfica depois de estar a perde por 0-2, e agora no Dragão fez um boa exibição com poucos recursos, e foi pena o árbitro prejudicar com a não expulsão de otamendi, o penalty a pedido de Hulk, e o excesso de cartões aos jogadores de Barcelos. Gostava também de referir o fraco comentário ao jogo na televisão, em que apenas se fez a análise ao jogo do FCPorto e muito raramente ao Gil Vicente, e o protecionismo aos jogadores do Porto que cada vez que se atiravam para o chão os comentadores diziam que era falta e até penalty como foi no mergulho do Varela, que caíu por estar em fracas condições fisicas.
     Em relação a estas análises durante os jogos devia-se ter mais cuidado e rigor, porque muitos adeptos e até dirigentes recorrem ao que foi dito durante o jogo para depois poderem atacar o árbitro ou defender-se de um alegado favorecimento, e o exemplo melhor é este jogo em que um penalty mal assinalado sobre Hulk e outro quase ganho por Varela em que os comentadores afirmaram que eram os dois falta originem que a verdade e a realidade sejam ultrapassadas.

    O Benfica conseguiu a primeira vitória 3-1 ao Feirense na Luz, com golos de Nolito, Cardozo e Bruno César. Um jogo em que o Benfica entrou mais uma vez muito bem, com boas oportunidades, mas a conseguir só um golo, e um Feirense na primeira parte com algumas dificuldades em controlar e parar o ataque dos encarnados. No entanto o Benfica ainda não tem uma equipa equilibrada, e vai perdendo força ao longo do jogo, entra muito bem mas depois não consegue manter a equipa unida. O Feirense depois de conseguir aguentar o ataque do Benfica, começou a ter mais espaço para jogar e atacar, o que lhes deu bastante confiança e os libertou para uma boa exibição, tal e qual o Gil Vicente no Dragão. Conseguiu empatar, colocou pressão nos jogadores do Benfica e nunca tentou segurar o empate mas sim tentou ganhar o jogo, e só um jogador com a força de Maxi Pereira conseguiu virar o jogo para 2-1 numa altura que o Feirense jogava melhor. No entanto tenho de referir que o Feirense podia e devia ter chegado ao 2-2 não fosse o árbitro não ter marcado um penalty contra o Benfica por empurrão de Javi a um avançado do Feirense, é o problema dos grandes contra os pequenos, no Dragão Hulk caíu foi penalty e aqui num empurrão nas costas quando o jogador vai em corrida não se marca e ainda vê cartão amarelo.
     Muitos comentadores desportivos dizem que as equipas pequenas jogam muito è defesa em casa dos grandes, mas não dizem que se elas jogarem para ganhar são sempre prejudicadas ou quase sempre, então só tem de analisar os jogos de forma imparcial e se querem mais ousadia dos chamados pequenos também temos de os defender quando são prejudicados.
    Tenho de referir que analiso só jogadas objectivas e nunca os fora de jogo, porque os fora de jogo são muito dificeis de ajuízar e depois porque existem muitos durante os jogos, neste Benfica-Feirense Saviola ia para a baliza sózinho mas foi mal assinalado o fora de jogo, no entanto em Barcelos Nolito marcou golo num fora de jogo, estas situações não acho grave acontecerem, mas sim as faltas e cartões objectivamente marcados ou não.
     Gostei do Feirense na Luz, mas parece-me uma equipa ainda muito frágil para jogos com equipas que lutem pelos mesmos objectivos e que vão jogar mais fechadas, na Luz devido ao espaço dado pelo Benfica e pouca pressão conseguiram fazer um bom jogo.
    Do Benfica fala-se muito em Nolito, mas é daqueles jogadores pouco constantes durante os 90 minutos, entra sempre muito bem mas depois perde força e desaparece do jogo, e repete sempre o mesmo movimento de tentar entrar para dentro para rematar à baliza, e os adversários já estão a conhecer e a anular este tipo de jogada, precisa melhorar muitos aspectos e ganhar mais velocidade no um contra um. Um problema que Jorge Jesus tem tido é o de formar um meio campo compacto, nestes últimos jogos tem tido bons movimentos e jogadas ofensivas mas tem dado muitos espaços, pouca pressão e com Javi muito próximo dos centrais, e os golos que tem sofrido são origem no excesso de liberdade para os adversários pensarem e executarem as jogadas.
    O meio campo vai ter de ser melhor preenchido, Javi não pode jogar sózinho, precisa de Witsel para fazer melhor a ligação de sectores, Nolito tem de defender mais ou pode acabar no banco, e Gaitán devia ser uma alternativa a Aimar e ter alguém no lado direito, e esse jogador era Salvio que o Benfica não comprou por ser caro e por estar lesionado, mas já jogou contra o V.Guimarães. Por vezes mais vale gastar dinheiro num jogador que já se conhece e se sabe que é útil, do que comprar 4 que depois vão embora, e Enzo Perez não parece para já ser um jogador capaz de esquecer ou ser útil como Salvio era. Jorge Jesus começa a ter alguns jogadores em más condições fisicas devido aos jogos seguidos que tem tido, no entanto o plantel é bastante grande e não parece ser uma justificação válida para o insucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário